CRONOGRAMA DA OFICINA 09
ESTILO, COERENCIA E COESÃO
DATA: 25-09-09
INICÍO A PARTIR DAS 8:00H
Relato de Experiências do Tp4;
Texto: “Um poema para aqueles que transformaram sonhos em realidade” – Lucita Murcia
Parte I da oficina 09 – Estudo das unidades 17 e 18 do Tp5;
Parte II da oficina 09 – Relato de Experiências
Parte III da oficina 09 – Conclusão da oficina e apresentação do trabalho pelos grupos.
Parte IV da oficina 09 – Avaliação da oficina;
Parte V da oficina 09 – Preparação para o estudo das unidades 19 e 20 do Tp5 – Estilo, Coerência e Coesão;
12:00 TERMINO DAS OFICINA
TP5 – Unidades 17 e 18
Estilo Coerência e Coesão
“A leitura é uma questão pública. É um meio de aquisição de informação (e a escritura um meio de transmissão de informação), portanto um componente de um ato social.(...)” José Morais
Esta oficina foi realizada dia 25/09, teve duração de 4 horas. Usamos de dois momentos. Abrimos o primeiro momento com um texto “Um poema para aqueles que transformaram sonho em realidade” (Lucita Murcia), um texto que nos motiva a seguir mesmo diante as dificuldades enfrentadas.
Realizamos um estudo detalhado das Unidades 17 e 18. Cada seção presente nestas unidades foi abordada de maneira a valorizar as experiências já obtidas com trabalho realizado em sala de aula, fizemos um paralelo de como já executamos esse trabalho e como vamos efetuar o mesmo depois da socialização dessas unidades.
No segundo momento, os cursistas relataram suas experiências com o Avançando na Prática, foram muitas as trocas de conhecimento com o trabalho em sala articulando coerência textual. A seguir, passamos a atividade proposta – análise de um texto publicitário, falei da importância de trabalhar este tipo de texto em sala de aula fazendo com que o aluno explore o máximo de informações presente nos anúncios, propagandas, visto que muitos não atendem de uma linguagem coerente e somente de palavras que prejudicam a concorrência dos produtos ali anunciados.
Tivemos uma aula produtiva e bem reflexiva, foi evidente o envolvimento dos professores com a oficina, pois eles já planejavam o trabalho da atividade desenvolvida em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário