quinta-feira, 8 de outubro de 2009

RELATORIOS DAS OFICINAS 7 E 8

CRONOGRAMA DAS OFICINAS 7 E 8 DO TP4

LEITURA E PROCESSO DE ESCRITA I

INICÍO A PARTIR DAS 8:00H

  • Relato de Experiências do Tp3;

  • Texto: “Apuros de um analfabeto” – Trabalho em grupo – Leitura objetiva e Inferencial;

  • Parte I da oficina 07 - Apresentação em slaids do Tp4, análise em grupo do texto de referência;

  • Parte II da oficina 07 – Relato de Experiências com a atividade Avançando na Prática em sala de aula;

  • Parte III da oficina 07 – Conclusão das atividades proposta;

12:00h Almoço

13:30h Retorno

  • Texto: Poesia letramento – Magda Soares

  • Parte I da oficina 08 – Estudo do texto de referência;

  • Parte II da oficina 08 – Atividades propostas;

  • Parte III da oficina 08 – Conclusão e apresentação das atividades propostas;

  • Parte IV da oficina 08 – Avaliação das oficinas;


Relatório da oficina 7
TP4- Unidades 13 e 14
Leitura e Processo de Escrita I


“... A sociedade é uma grande rede tecida por muitas mãos, as mãos dos homens de hoje e de ontem, os quais, cada um à sua maneira(...)”
Ivete Lara Camargos Walty

Reunimos dia 19/09 para a realização da sétima oficina tendo como eixo os objetivos da leitura e escrita e as dificuldades em lidar com esse processo na sala de aula.
Inicialmente, relatei sobre o filme “Narradores de Javé”, o mesmo não assistido pelos cursistas devido à problemas técnicos, fiz o reconto do filme colocando o papel de escriba e o letramento dentro daquela comunidade, fizemos uma associação ao nosso papel em sala de aula e a comunidade em que vivemos.
seguindo a análise do texto “Apuros de Analfabeto”, a seguir fomos aos relatos de experiências com o Avançando na Prática, foi desenvolvido em grande parte o avançando da página 41 havendo um bom desempenho pelos alunos.
Passamos para a atividade proposta com o poema “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade, foi feita a divisão em 4 grupos (6°,7°,8° e 9° anos), cada grupo elaborou um planejamento para cada série. Foi bem enriquecedor o trabalho, a segui abri espaço para o relato dos professores que havia trabalhado o poema em sala de aula.
Fechamos esta parte do encontro com a avaliação da oficina.

Relatório oficina 8
TP4- Unidades 15 e 16.

Continuamos o nosso encontro para a realização da oitava oficina, teve como objetivo o processo de produção textual.
Iniciamos o estudo detalhado das unidades acima citadas, focamos as seções “Por que perguntar”, “Quando queremos perguntar”, foram muito as dúvidas nos relatos pelos cursistas. O que mais abordaram foi como instigar o aluno, qual a melhor forma de trabalhar isso no aluno. Ressaltei a importância na escolha de um bom texto, o trabalho com textos fatiados, e uma boa leitura é sempre o caminho correto. Levei um texto “Adolescência, fase para crescer com equilíbrio”, fizemos uma reflexão do mesmo e formulamos diversas perguntas cabivéis a uma boa compreensão.
Apresentei alguns trechos de uma entrevista de Sírio Possenti- Existe a leitura errada- o escritor comenta a atribuição do sentido de um texto é dada pelo leitor, mas certo número de leitores atribui sempre o mesmo sentido a certo texto. “Uma boa leitura sempre contradiz àqueles que atribui um texto com sentido fixo. Assim, percebi com os comentários dos cursistas, muitos ainda não proporciona uma leitura reflexiva aos seus alunos.
Concluímos com a atividade proposta, a turma foi dividida em 3 grupos, fizeram o planejamento de acordo as orientações da atividade, a seguir fizeram a exposição abrindo espaço para discussão desse trabalho em sala de aula. Fizemos a avaliação da oficina, forneci as orientações para o próximo encontro.

Um comentário:

  1. Como sempre, relatório e encontro maravilhosos!

    Parabéns, Alécia, pela condução das atividades com seus professores cursistas, pelas sugestões fornecidas e acrescentadas, enfim, pelo seu trabalho!

    Um abraço.

    ResponderExcluir