quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Relatório

Relatório Reflexivo - 2º Fase Encontro de Formadores Gestar II

“Os textos”, “as palavras”, “as letras” daquele contexto se encarnavam no canto dos pássaros – o do sanhaçu, o do olha- pro-caminho-que-vem, o do bem-te-vi, o do sabiá, na dança das copas das árvores sopradas por fortes ventanias que anunciam tempestades, trovões, relâmpagos; as águas da chuva brincando de geografia; inventado lagos, ilhas, rios, riachos.(...)”
(Paulo Freire)

Este é o início do Gestar em minha vida, o significado de todas as palavras acima concretiza cada momento, em alguns instantes emotivos, o medo era constante , as dúvidas imensas.
Nos dias 24,25,26,27 e 28 de agosto, ocorreu em Montes Claros o segundo encontro de Formadores do Gestar II, como seria? A expectativa era grande, pois com uma nova professora, Guiana, as perguntas eram imensas, seria mais informações não compreendidas ou concretizaríamos o que realmente o Gestar esperava?
Foi surpreendente, tivemos junto à uma pessoa com amparo acolhedor e uma forma única de nos passar as informações necessárias. Nossa participação nesse encontro nos proporcionou uma interação bem maior, um aprendizado significativo diante todas as dúvidas do 1° encontro, pois estávamos em grupo menor.
O primeiro dia fizemos nossa apresentação e o nosso trabalho realizado no Gestar, um desabafo para constatar, foram muitos os relatos nos sensibilizando diante os problemas que achamos únicos, posições colocadas para nos motivar a buscar uma educação renovada, outras colocações lá feitas, nos deixaram tristes em ver que autoridades ainda não prioriza a educação em seu governo.
No decorrer da semana continuamos a socialização de nosso trabalho com o Gestar, vimos que o progresso na educação depende de nós educadores, participar desse programa é um passo para a transformação no sentido de refletir sobre as necessidades de mudar a nossa prática em sala de aula, em ver a educação como um processo de construção da própria existência de nossos cidadãos.
A cada dia que se passava, fui capaz de aperfeiçoar, avaliar os pontos negativos, proporcionar um crescimento enquanto professor em sala de aula com os educandos e como formadora do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar. Fui motivada diante as dificuldades enfrentadas, capaz de acreditar no meu valor enquanto profissional da educação.
Está em contato com pessoas que traz em sua bagagem infinidades de experiências seja negativa ou positiva, nos leva buscar caminhos promissores, permite o abandono à rotina, derruba a barreira de interação professor e aluno. O GESTAR II esta nos proporcionando tudo isso, a cada encontro ficamos com mais saudades de pessoas com um mesmo barco a remar em busca de um mesmo destino, uma forma de educar que faz a diferença.

Alécia Gonçalves Dias

2 comentários:

  1. Que palavras magníficas, Alécia! Boas de ler, saudáveis ao ouvido, aconchegantes para o coração, são frutos de um encontro vivido intensamente por você, por isso esse relato tão verdadeiro, emocionado e gratificante!

    Você tem o brilho dos sonhos no olhar, o encanto do novo nas palavras e, sendo assim, dúvidas e desafios não faltarão em sua caminhada, pois, de certa forma, é isso que você também busca... Afinal de contas, se não há dúvidas nem desafios não há vida plena...

    Espero que nesses próximos encontros com seus professores cursistas, você possa se sentir a vontade para as dúvidas que surgirão, pois terá neles a certeza da busca e em mim a certeza de que procurarei sempre ajudá-la...

    Muito obrigada pelo carinho!

    Um abraço fraterno e recheado de saudades.

    ResponderExcluir
  2. não me surpreende tamanha facilidade com as palavras

    ResponderExcluir