sexta-feira, 26 de junho de 2009

Oficinas

CRONOGRAMA DAS OFICINAS 5 E 6 DO TP3

GENEROS TEXTUAIS

INICÍO A PARTIR DAS 8:00H

  • Relato de Experiências do Tp3;

  • Discurso sobre os resultados surgidos da oficina livre “O tapete mágico” em sala de aula;

  • Parte I da oficina 05 estudo do Tp3, análise em grupo do texto de referência;

  • Parte II da oficina 05 – Relato de Experiências da atividade Avançando na Prática em sala de aula;

  • Parte III da oficina 05 – Conclusão da oficina e apresentação do trabalho pelos grupos.

OBS: A oficina sofreu algumas alterações em sua estrutura para adequa-la à nossa realidade.

12:00h Almoço

13:30h Retorno

  • Confecção de cartazes sobre gêneros e tipos textuais através de material como; jornal, revista, manual de instruções, etc., levado pelos cursistas;

  • Parte I da oficina 06 – Estudo de referência;

  • Parte II da oficina 06 – Atividades propostas;

  • Parte III da oficina 06 – Atividades propostas;

  • Parte IV da oficina 06 – Avaliação das oficinas;

  • Parte V da oficina 06 – Inicio de estudo do Tp4

17:30 TERMINO DAS OFICINAS


Relatório terceiro encontro Gestar II

Nosso terceiro encontro aconteceu no dia 06 de junho do ano de 2009 no mesmo local já mencionado nos outros relatórios. Esse encontro teve duração de 8(oito) horas com intervalo para almoço.
No primeiro momento fizemos uma reflexão sobre as duas ultimas unidades da TP3, enfatizamos sobre diferenciar gêneros e tipos textuais e como trabalhar em conjunto em sala de aula os dois temas abordados. A turma foi dividida em 2(dois)grupos para elaboração de atividades relacionadas as unidades finais. Cada grupo fez sua apresentação abordando questões voltadas ao ambiente escolar levando em questão a familiaridade do aluno com o material selecionado para elaboração das atividades propostas. (fotos em anexo).
No segundo momento fizemos a discussão dos relatórios elaborados pelos professores sobre dois avançando na prática da TP realizados pelos professores, cada um deu seu parecer sobre o resultado obtendo em familiaridade pontos positivos com seus alunos, alguns teve dificuldades a exemplo de o aluno não saber reconhecer o tipo de texto proposto para a atividade e outros não obter entusiasmo pelo trabalho apontado, mas isso ficou em minoria nos questionamentos mencionados.
Intervalo para almoço: 12h às 14h.
A seguir deslocamos da sala de aula para realização das 2(duas) oficinas mencionadas na Tp. Foi divido o tempo para a concretização desse trabalho. Em primeira ocasião ficamos com a oficina 05, cada grupo ficou responsável por uma confecção de um texto, seja para dramatização, paráfrase, etc. para trabalhar com seu aluno na semana seguinte ao encontro. Os dois grupos optaram pela confecção de uma receita, assim foi feita uma receita de boa convivência destinada ao ambiente escolar e a outra receita foi destinada ao público em comum, enfatizando o lado cultural de nossa região. Cada grupo fez sua apresentação respeitando os indícios propostos na oficina. A oficina 06 foi discutida em sala com os mesmos grupos citados, fizemos a leitura em conjunto a seguir fomos aos itens abordados. O primeiro grupo analisou o texto obtendo de lá argumentos que o classificasse como uma redação escolar já o segundo grupo caracterizou o texto como uma crônica dando as informações necessárias para chegar a esse tipo de texto. Finalizamos o encontro com um texto em slides “definição mais simples e exata sobre sentido” e fizemos uma reflexão como trabalhar em conjunto e assim ensinar com maior qualidade aos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário