segunda-feira, 15 de junho de 2009

Relatório de encontros do Gestar II

No dia 09 de maio do presente ano tivemos o primeiro encontro na Escola Municipal São José para apresentação do material de formação continuada a comunidade escolar e aos professores de Língua Portuguesa do município de Japonvar. Nosso encontro foi satisfatório e com um bom desempenho. Tivemos a participação da secretária de educação do município SrªRachel Soares e 15(quinze) professores, todos com objetivos e idéias transformadoras com o primeiro contato ao material recebido.

Esse encontro teve como objetivo a explanação do material e as “regras” a serem cumpridas, foram esclarecidos qual a função dessa formação continuada e o objetivo com os professores nela inseridos. Foi um encontro com 4(quatro) horas de duração.

No primeiro momento enfatizamos o programa com uma dinâmica “construção de uma rosa” a base dessa dinâmica é o aprofundamento na construção de um planejamento em nossa vida. Geralmente o primeiro contato é sempre com os espinhos para levantar nossas construções, mas é a partir desses espinhos que o caule possui que nasce uma bela rosa, isso é o resultado de qualquer trabalho exercido com prazer e dedicação.

Para socialização do material pedi aos professores que introduzissem o programa em sala de aula com uma oficina “O tapete mágico” discutido com todos e com sugestões como seria trabalhado. Esta oficina introdutória parte de um texto com todos os passos para a construção de um novo texto e através deste o professor cursista poderia optar pela construção de um livro (está em video um exemplar de um professor cursista e seu aluno, a escolha somente deste é porque não há como mandar todas as atividades, mas todos fizeram o que foi proposto). A escolha desse texto foi por sua semelhança ao programa Gestar II, pois encontramos neste programa inovação imediata e resultados promissores. O desígnio desta oficina foi porque não há dificuldades de trabalhar e por assim ser o trabalho com o Gestar II nas comunidades escolares. A proposta de duração da oficina foi de duas semanas (discutida no próximo encontro). O material postado é para conhecimento de todos como foi enriquecedor o primeiro contato com o programa e o resultado surgido na prática, este material esta sem o relatório do professor cursista, pois era apenas uma apresentação do programa tanto para o professor quanto ao aluno, mas será discutido no próximo encontro para troca de experiências. Ao finalizar o encontro pedi aos cursistas que olhassem as TPs para conhecimento do que eles estavam em mãos e pedi o aprofundamento no estudo nas duas primeiras unidades da TP3 para o próximo encontro, concretizamos esse primeiro encontro com cartão de boas vindas e um debate sobre “qual a expectativa desta formaçao continuada para cada um ali presente” cada um expôs o que esperava e ficaram fantasiados com o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário