sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CRONOGRAMA DA OFICINA 03

ANÁLISE LINGUISTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

DATA: 19 /10/09

INICIO A PARTIR DAS 18:00H

  • Texto: “Um apelo para o professor”- (Nilda Macário de Aquino);

  • Parte I da oficina 03 – Estudo das unidades 04 e 06 do Tp2;

  • Parte II da oficina 03 – Estudo do Ampliando nossas Referências;

  • Parte III da oficina 03 – Relato de experiências do Tp1;

  • Parte IV da oficina 03 – Prática da atividade proposta;

  • Parte V da oficina 03 – Apresentação do resultado do trabalho pelos grupos;

  • Parte VI da oficina 03 – Avaliação da oficina e de nosso encontro;

22:00h

TERMINO DA OFICINA


Relatório oficina 03

Tp2 – Unidades 5 e 6

Análise Lingüística e Análise Literária

Data: 19/10/09

Para embasar nossas discussões, iniciei o encontro apresentando aos cursistas o texto “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector, consumamos a importância da escolha de um bom texto para nosso trabalho em sala. O texto proposto nos levou ao reflexo de nossas leituras, o nosso contato com obras literárias, resgatamos a nossa infância, os livros que sonhávamos, mas era um poder aquisitivo da escola, dos alunos classe alta, etc.,. Questionamos o porquê a leitura hoje é acessível a todos e minoria tem o prazer em ler? Minoria dos professores tem a leitura como parte de si.

Continuamos o nosso encontro com estudo teórico das unidades 5 e 6 do Tp, os cursistas apresentaram as seções propostas em debate para maior aprimoramento do conteúdo. Surgiram indagações sobre o trabalho de gramática com os alunos visto que, pretende um avanço sem o ensino desta em sala de forma singular. Como formadora tenho sempre dificuldades com meus cursistas, pois uma grande parte é graduado em curso diferente e atua como professor de português. A minha solução é sempre aprofundar mais nos conteúdos, nesse caso minoria sabia que existia mais de um sentido na gramática. Assim, para muitos ensinar gramática é simplesmente ensinar regras, desconhecem o ensino da gramática materna, descritiva. Levei alguns textos, o de Márcia Adriana Dias Kraemer “Ensino Gramatical de Língua Materna: Uma arena de conflitos”, “O ensino de gramática na escola: uma nova embalagem para um antigo produto” de Juliano Desiderato Antonio. Discutimos alguns pontos mais necessários para chegarmos a um consenso. Aprofundamos com a resolução de algumas atividades em grupos e concluímos com o estudo do Ampliando Nossas Referências.

Em seguida, passamos para a atividade proposta com a escolha de um dos textos propostos para o planejamento de atividades de interpretação e de produção de texto e atividades de análise lingüística. A oficina proposta foi modificada na parte do planejamento de atividades de análise lingüística, os cursistas levaram textos relacionados ao cotidiano do aluno e mais encontrados nos livros didáticos, em grande maioria a atividade foi trabalhada em cima de histórias do Chico Bento.

Finalizamos o encontro com a avaliação da oficina e do nosso encontro, refletimos sobre nosso trabalho realizado nas oficinas, se esta sendo útil para nosso desempenho em sala. Todos foram favoráveis com os trabalhos propostos nessas atividades. Concluímos com as orientações para o encontro seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário