sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CRONOGRAMA DA OFICINA 4

ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA

DATA: 07/11/09

INICÍO A PARTIR DAS 8:00H

  • Texto: “Gaiola e Asas” Rubem Alves

  • Relato de Experiências do Tp1;

  • Parte I da oficina 04 – Estudo das unidades7 e 8 do Tp2;

  • Parte II da oficina 04 – Vídeo Pleonasmo;

  • Parte II da oficina 04 – Relato de Experiências

  • Parte III da oficina 04 – Conclusão da oficina e apresentação do trabalho pelos grupos;

  • Parte IV da oficina 04 – Avaliação da oficina e do encontro;

12:00H

TERMINO DA OFICINA


Relatório oficina 4

Tp2 – Unidades 7 e 8

Análise Lingüística e Análise Literária

Data: 07/11/09

Iniciamos com a oração que o Pai nos ensinou para refletirmos melhor nosso trabalho diante algumas desmotivações e o cansaço presente em nossa caminhada.

Fizemos o estudo teórico da unidade 7 – A arte: formas e função e 8 – Linguagem figurada. Debatemos as seções de modo aprofundado. Para elucidar melhor nossas discussões, passei o vídeo “Pleonasmo” de Leandro Hassum e Marcius Melhem e “Quixeramobim”. Discutimos o trabalho com a literatura em sala em maioria de forma vaga, nossos alunos em grande parte não sabem o valor da arte, o que ela proporciona. Usufruímos dos vídeos para levar adiante um trabalho mais profundo com literatura em sala, fazer com os alunos percebam o seu contato constante com ela, a linguagem usada pelos poetas quando expõem seus sentimentos, sua forma única de transpor seus sentimentos, suas opiniões.

A seguir passamos para o relato de experiências dos cursistas com o Avançando na Prática em sala e a atividade mais trabalhada foi o avançando da página 51que propõe estratégias com a leitura valorizando os sentimentos dos personagens, os alunos trabalharam em grupo desempenhando em algumas partes a dramatização do texto. Foi relatado também o trabalho com algumas atividades do AA2. Houve muita troca de experiências.

Finalizando esse momento, passamos para a realização de proposta de interpretação de texto, a charge de Quino. A seguir, os grupos confeccionaram bilhetes e cartões comentando a atitude do patrão e fizeram a apresentação de seus trabalhos.

No momento final do encontro, os professores avaliaram nosso encontro, discutimos alguns pontos que precisam ser mudados, assim o compromisso de estudo dos cadernos de teoria e prática e os relatórios reflexivos dos encontros. Passei as orientações do próximo encontro e reservei uma parte para orientações de alguns portfólios que estavam pendentes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário