CRONOGRAMA DA OFICINA 4
ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA
DATA: 07/11/09
INICÍO A PARTIR DAS 8:00H
Texto: “Gaiola e Asas” Rubem Alves
Relato de Experiências do Tp1;
Parte I da oficina 04 – Estudo das unidades7 e 8 do Tp2;
Parte II da oficina 04 – Vídeo Pleonasmo;
Parte II da oficina 04 – Relato de Experiências
Parte III da oficina 04 – Conclusão da oficina e apresentação do trabalho pelos grupos;
Parte IV da oficina 04 – Avaliação da oficina e do encontro;
12:00H
TERMINO DA OFICINA
Relatório oficina 4
Tp2 – Unidades 7 e 8
Análise Lingüística e Análise Literária
Data: 07/11/09
Iniciamos com a oração que o Pai nos ensinou para refletirmos melhor nosso trabalho diante algumas desmotivações e o cansaço presente em nossa caminhada.
Fizemos o estudo teórico da unidade 7 – A arte: formas e função e 8 – Linguagem figurada. Debatemos as seções de modo aprofundado. Para elucidar melhor nossas discussões, passei o vídeo “Pleonasmo” de Leandro Hassum e Marcius Melhem e “Quixeramobim”. Discutimos o trabalho com a literatura em sala em maioria de forma vaga, nossos alunos em grande parte não sabem o valor da arte, o que ela proporciona. Usufruímos dos vídeos para levar adiante um trabalho mais profundo com literatura em sala, fazer com os alunos percebam o seu contato constante com ela, a linguagem usada pelos poetas quando expõem seus sentimentos, sua forma única de transpor seus sentimentos, suas opiniões.
A seguir passamos para o relato de experiências dos cursistas com o Avançando na Prática em sala e a atividade mais trabalhada foi o avançando da página 51que propõe estratégias com a leitura valorizando os sentimentos dos personagens, os alunos trabalharam em grupo desempenhando em algumas partes a dramatização do texto. Foi relatado também o trabalho com algumas atividades do AA2. Houve muita troca de experiências.
Finalizando esse momento, passamos para a realização de proposta de interpretação de texto, a charge de Quino. A seguir, os grupos confeccionaram bilhetes e cartões comentando a atitude do patrão e fizeram a apresentação de seus trabalhos.
No momento final do encontro, os professores avaliaram nosso encontro, discutimos alguns pontos que precisam ser mudados, assim o compromisso de estudo dos cadernos de teoria e prática e os relatórios reflexivos dos encontros. Passei as orientações do próximo encontro e reservei uma parte para orientações de alguns portfólios que estavam pendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário