sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Oficina 02


CRONOGRAMA DA OFICINA 02

LINGUAGEM E CULTURA

DATA: 09/10/09

INICIO A PARTIR DAS 18:00H

  • Relato de Experiências do Tp1;

  • Parte I da oficina 02 – Estudo das unidades 03 e 04 do Tp1;

  • Parte II da oficina 02 – Relato de Experiências do Tp1;

  • Parte III da oficina 02 – Estudo do Ampliando nossas Referências;

  • Parte IV da oficina 02 – Atividade proposta;

  • Parte V da oficina 02 – Conclusão da oficina e apresentação do trabalho pelos grupos;

  • Parte VI da oficina 02 – Avaliação da oficina e do encontro;


RELATÓRIO OFICINA 02

Tp1 – Unidades 03 e 04

Linguagem e Cultura

Data: 09/10/09

“... o sentido de um texto não existe a priori, mas é construído na interação sujeitos-texto. Assim sendo, na e para a produção de sentido é necessário que se faça levar em conta o contexto.” (KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria)

A função do professor vai além de ensinar aos seus alunos a decodificação de conteúdos, a princípio significa apontar a esses alunos caminhos que os leva a serem cidadãos capazes de inferir na sociedade.

A oficina realizada dia 09/10 foi mais um momento de consolidação do Gestar II a nos professores na prática de ensino em sala de aula. Analisamos a diferença do antes e depois do material levado pelos cursistas para trabalhar com os alunos, passo a passo os resultados estão sendo presenciado, depois de tanto empenho, concluímos esses relatos com o projeto de leitura e escrita que esta sendo realizados nas escolas. Todos os professores estão trabalhando o projeto com seus discentes e relatando a cada encontro os resultados, as dúvidas com o mesmo.

O nosso trabalho deu continuidade com o estudo teórico das unidades 03 e 04 do Tp1- Linguagem e Cultura que tem como objetivos, saber conceituar textos, as prioridades de estudo de textos, reconhecer os diferentes pactos de leitura dos mesmos, identificar traços de intertextualidades no cotidiano, os vários tipos de intertextualidades e os pontos de vista nas diversas interações humanas. Discutimos a fundo cada seção para chegarmos ao ponto principal, o trabalho com a diversidade na língua através de textos em sala de aula.

Para maior aprofundamento, fizemos o estudo do texto “Ampliando nossas Referências”. Os professores expuseram suas opiniões e suas dúvidas com o trabalho da leitura e suas interações, teorias, etc., fizemos a reflexão do texto proposto e fechamos com a atividade proposta sobre o mesmo.

Passamos para o “Relato de Experiências.” Os cursistas expuseram os resultados dos “Avançando na prática” desenvolvido em sala, alguns relataram as dificuldades ao aplicar essas atividades, por isso não trabalha todos Avançando propostos. Adverti a importância de trabalhar constantemente dialetos, registros, valor cultural dos alunos, assim todo o material do Gestar para obter os resultados almejados com seus alunos.

Na parte final da oficina, partimos para a prática com elaboração de um plano de atividades de leitura do texto “A língua”. Destaquei os pontos positivos através do trabalho com fábula em sala, o trabalho de interpretação é mais aguçado levando nossos alunos a ter um bom desempenho nos outros trabalhos propostos. Finalizamos com apresentação dos trabalhos pelos grupos e a avaliação oral do encontro. Transpus as orientações para o próximo encontro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário