sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Relatório Oficina 11

-8">

CRONOGRAMA DA OFICINA 11

LEITURA E PROCESSO DE ESCRITA II

DATA: 10/11/09

INICIO A PARTIR DAS 18:00H

  • Texto: “A lógica de Einstein”

  • Parte I da oficina 11 – Estudo das unidades 21 e22 do Tp6;

  • Parte II da oficina 11 – Relato de Experiências com Avançando na Prática em sala de aula;

  • Parte III da oficina 11- Atividade proposta;

  • Conclusão da oficina e apresentação do trabalho pelos grupos;

  • Parte IV da oficina 11 – Avaliação da oficina e do encontro;

  • Parte V da oficina 11 – Inicio de estudo das unidades 23 e 24 do Tp6;

22:00 H TERMINO DA OFICINA


RELATÓRIO OFICINA II - TP6

Leitura e Processos de Escrita II

Data: 10/11/09

Nesta oficina realizamos o ato da argumentação como algo natural e presente em nosso habitual como professores. Confrontamos o que cobramos de nossos discentes nos textos, em tese consolidamos maus frutos colhidos do resultado de nosso trabalho. Foi um espaço aberto a muitos questionamentos, o que mais surgia era a imposição do que nos docentes defendemos como argumentação, em poucos instantes era comentada a valorização argumentativa do aluno.

Procurei levantar questionamentos sobre as hipóteses, pontos de vista, ação, decisão, com assuntos de pouco contato aos cursistas, pedi aos mesmos que dividissem em grupos para trabalhar esses assuntos, uns seriam favoráveis, outros contra. Em alguns momentos eram vagos os discursos dos cursistas, mostrei a eles a importância de trabalhar com o que temos, assim, valorizar o que o aluno traz para a sala de aula, é preciso a todo o momento estimular os alunos a abarcar os porquês de cada coisa a serem aprendidos e em que vão utilizar.

Fechando nosso estudo sobre a argumentação passamos para o estudo do ampliando nossas referências, pois os cursistas perceberam suas atitudes indiferentes ao que refletimos, senti a necessidade de completar ouvindo os trabalhos realizados em sala com seus alunos. Os cursistas expuseram suas experiências com aplicação do avançando na prática em sala, alguns relataram suas dificuldades em trabalhar a argumentação com os aprendizes, mas depois de nossa reflexão prática no encontro, estavam propícios a realizar um novo trabalho com formas diferenciadas ao que propôs aos seus alunos sobre a argumentação. Debatemos os diferentes tipos de argumentos e concluímos que o ato de comunicar é parcial a todos, a capacidade de interação na ação argumentativa conduz o homem além do que a sociedade cobra

Seguimos nosso estudo com a unidade 22 – “Produção textual: planejamento e escrita”, ressaltei sobre a importância de planejarmos tudo que pretendemos realizar. Discutimos os nossos atos de planejar na vida, os momentos impróprios que criamos diante situações que precisam de esboços, as formas de saída inapropriadas por mais que tentamos. Isso é verídico em sala de aula quando achamos que vamos propor aos nossos alunos uma aula diferente, mas que torna “um bicho de sete cabeças” por não sabermos sobressair diante do inesperado. Houve muitas confissões nesse momento, os professores contaram sobre situações inusitadas que precisaram deixar aquela aula diferente e ir atrás de algo para sanar o que sobrava de sua aula, deixando de lado o que pensaram em fazer.

Para finalizar nosso encontro, realizamos a oficina proposta, o desenvolvimento de uma crônica “Espírito Carnavalesco”, priorizando as hipóteses de planejamento e revisão durante a finalização do texto. Os trabalhos foram expostos oralmente pelos grupos, ressaltando os critérios usados.

O fim desse encontro me motivou a sempre buscar inovações para compartilhar com os cursistas, muitos ali inseridos falaram de experiências transpostas que os ajudaram a ser realmente professores, a falta de motivo estava impregnado em seus passos, com os resultados obtidos por alguns de seus colegas os impulsionaram a buscar por métodos que fizessem o horário de língua portuguesa uma aula criativa, diferente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário